quarta-feira, 5 de junho de 2013

Planejamento: O mapa para um destino.




Todo mundo tem desejos e metas para a vida, carro do ano, uma viagem especial, e outros sonhos de consumo que normalmente são acompanhados de uma exigência monetária. Com empresas não é diferente, elas querem aumentar a carteira de clientes, melhorar a capacidade de produção, reduzir os custos, porém entre a situação atual e a ideal encontra-se uma ponte chamada planejamento e este caminho deve contemplar a necessidade financeira para adequar os seus objetivos. A estas necessidades financeiras de curto prazo vamos dar o nome de Metas. Estas metas são peças estruturais da nossa ponte que em conjunto nos farão chegar ao destino. É importante o empresário ter em sua gestão o controle de números projetados (Metas) e os números reais para conseguir promover ações visando alcançar seus objetivos. Para isso devemos observar a fórmula de lucro de uma empresa que é descrita numa visão simples por: Lucro = (Preço médio X Quantidade) – Custos. Tendo isso em vista, uma empresa deve adotar metas de curto prazo para preço médio, quantidade e custos e a proporção de cada variável dependerá da estratégia adotada que deverá ser um mix das seguintes:

• Produto Premium: nessa estratégia a empresa opta por uma elevação do preço médio. Nesse caso o público alvo deve ser consumidores com capacidade financeira e a qualidade do produto tem que ser superior ao da concorrência, transmitindo uma mensagem de excelência e exclusividade.

• Massificação: nessa abordagem temos foco no aumento da quantidade. A empresa deve ter sólida estrutura de produção e atendimento, assim como capacidade em trabalhar com preços populares, com custos fixos pulverizados em maiores quantidades.

• Eficiência em Custos: nesse modelo o principal objetivo é a redução dos custos. Usualmente a possibilidade mais utilizada em mercados competitivos onde o produto é similar aos concorrentes e o preço estabelecido pelo mercado, tendo uma abordagem semelhante às commodities.

www.wavesolutions.com.br   •  www.facebook.com/WaveSolutionsBR

Nenhum comentário:

Postar um comentário