quinta-feira, 27 de junho de 2013

A VERDADEIRA INOVAÇÃO DA INTERNET - Por Paulo Soares.




Artigo baseado no livro “FREE: O Futuro dos Preços” de Chris Anderson. Editora Elsevier.


Muitas são as diferenças entre empreender um negócio tradicional e um totalmente virtual.
No mundo da Internet existem outras recompensas pelos serviços prestados além do tradicional dinheiro. A atenção recebida pela empresa e a reputação dos seus serviços são moedas próprias desse mundo e, em muitos casos, tão importantes quanto o dinheiro de verdade.

A peculiar característica de negócios poderem ser avaliados monetariamente mesmo que não haja dinheiro envolvido em suas transações acabou por permitir o surgimento de empresas preocupadas em gerar o máximo de atenção na Web prestando serviços de boa reputação sem cobrar um único centavo por isso.

Normalmente esse tipo de empresa é sustentado com dinheiro de investidores que possuem a esperança de um dia transformar essa atenção em receita verdadeira.
A maneira mais comum de atrair dinheiro para operação é a velha estratégia de vender espaço para anúncios de propaganda, mas essa fórmula perde força a cada dia.
Outro destino comum era ser comprada por uma empresa maior e ter seu serviço absorvido em um portfólio mais amplo, o que também é cada vez mais raro.

A saturação desse modelo de negócio baseado exclusivamente em atenção e reputação está obrigando as empresas virtuais a tomar atitudes realmente inovadoras.

Ironicamente a grande inovação está em ter a capacidade de fazer com que os próprios usuários paguem pelos serviços prestados pelas empresas virtuais, a mesma capacidade que toda empresa tradicional sempre teve como obrigação principal.

O que dificulta e exige criatividade por parte do empresário é a cultura do grátis incutida nos consumidores que estão acostumados a não pagar por praticamente nada que venha da internet.

Qual deve ser o diferencial de uma empresa perante seus concorrentes capaz de motivar o consumidor a pagar por um serviço que outros fazem de graça?
Os empresários do mercado virtual sempre foram orgulhosos de suas inovações, mas agora chegou o momento da mais importante delas; Inovar na maneira de gerar a própria receita.


Paulo Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário