segunda-feira, 17 de junho de 2013

O EMPRESÁRIO E SUA EMPRESA - OS REFLEXOS DO SPED NOS RELACIONAMENTOS



O SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) é um programa que envolve todas as esferas fiscais brasileiras, Nacional, Estadual e Municipal, tendo como objetivo final controlar digitalmente 100% das atividades empresariais no Brasil.


O que a administração pública espera como resultado é um sistema tributário totalmente integrado pela internet com controle absoluto sobre as obrigações legais dos contribuintes.

Na prática a conseqüência para o empresário é mais simples e direta; Nos próximos anos o governo vai controlar tudo o que fizermos independente da presença de um fiscal, e isso ocorrerá de forma rápida e precisa.


Paradigmas culturais de uma parcela dos empresários brasileiros como o “caixa 2”e todos seus comportamentos adjacentes que resultam em diminuição dos valores que deveriam ser recolhidos aos cofres públicos serão extintos.


Assim como qualquer quebra de paradigma essa também será traumática. A mudança obrigatória na maneira de conduzir seu negócio vai forçar o empresário a mudar também suas políticas de relacionamento.


Como lidar com a nova conjuntura e relacionar-se com os sujeitos ali inseridos será determinante para fazer com que a empresa seja capaz de sobreviver.

O empresário em sua rotina relaciona-se com vários agentes; Clientes, fornecedores, governo, comunidade, sócios, contabilista etc. e para enfrentar o desafio em questão deverá rever alguns aspectos desses relacionamentos.


O principal relacionamento que deve ser revisto é o que o empresário possui com a própria empresa.


Os empresários devem questionar a si mesmos qual o significado que seus negócios possuem em suas vidas. O que a empresa representa para ele e para sua família, para seus funcionários, clientes e fornecedores, para o mercado, enfim para toda sociedade.


A causa mais comum da situação precária que muitas empresas vivem atualmente no Brasil é a concepção do empresário que considera seu empreendimento unicamente como um meio de subsistência.


Quando a empresa é vista como uma instituição que possui objetivo próprio independente daqueles de seus sócios, sem que haja confusão entre seus recursos e patrimônios, com uma gestão profissionalizada, sem influência sentimental e com uma meta clara a ser alcançada a probabilidade de sucesso é imensa.


Uma empresa profissionalizada tem condições de gerar as informações necessárias para determinar qual a margem de lucro possível de ser obtida em determinado mercado e de acordo com seus custos reais, incluindo seus tributos e sem a necessidade de omitir receitas para pagar menos impostos.


Toda essa mudança pode parecer difícil a primeira vista, principalmente para aqueles que estão sozinhos na aventura de empreender, mas o que poucos sabem é que geralmente os seus contabilistas possuem os conhecimentos necessários para todas as tarefas necessárias, e sobre o relacionamento entre o empresário e seu contador falaremos no próximo texto.

Por Paulo Soares

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